13/01/2011

BH a Itabirito por terra Sábado 08/01/11 - HONDAS TORNADO E XRE 300



A princípio faria o passeio sozinho, mas um amigo, Eduardo Lobato, as 21h00min de sexta feira resolveu aceitar uns dos 276º convites para uma voltinha que fiz a ele. Assim as 07h00min da manhã de sábado dia 08/01/2011 ele me ligou animadasso perguntando para onde iríamos. Geralmente, quando bolero sozinho eu resolvo de última hora, mas neste caso, combinei de encontrar com ele e sua namorada e resolveríamos juntos. 

Eu, Andréa e o Du passamos na casa da Bia, namorada dele, e resolvemos a rota:

Belo Horizonte – Nova Lima - Rio Acima – Itabirito (por terra) – Acuruí – CIDADE DE GLAURA – Cachoeira do Campo – Belo Horizonte.

Na estrada até Nova lima, saída de BH, vc contempla toda Belo Horizonte e suas cadeias de montanhas e no caminho vc encontra todas as modalidades de esportes, 4X4, motos trilha, Mantaen Bike, etc. Para a cidade de “Rio Acima” seguimos margeando um rio, onde vc experimenta o espírito da estrada que mistura natureza, esporte, liberdade, amizade e o andar de moto. Paramos em um restaurante na simpática “Rio Acima” para um café e depois seguimos pela estrada de terra até Itabirito (MG 030, segundo o mapa).
Havia chovido no dia anterior e a estrada é batida, cascalhada e em alguns lugares mais críticos com poças d’água, mas para a XRE e a Tornado do Du com suas garupeiras é um passeio indescritível – só indo pra entender. Há vários locais em que as copas das árvores fecham por cima da estrada em dezenas de metros, pontes centenárias, lama em alguns lugares e claro que entramos em várias delas para podermos sujar as motocas, não dava pra chegar em casa com elas limpas. A estrada esta em reforma, assim há de se ter cuidado com caminhões e patrolas.  

Margeando a estrada há desfiladeiros de mais de 300 metros e avistamos casas de campo incrustadas no meio da mata, adicionando o cheiro de terra mexida, grandes borboletas azuis dando uma recarregada na alma. Nesta hora nos da uma inveja da turma das bikes e do trekking, pois eles conseguem sentir intensamente o som da floresta, coisas que de moto não há como participar.
Existe uma estrada que desemboca na estrada “MG 030” que estávamos que sai em Acuruí - não achamos a entrada e se é uma que vimos la ela não possui placa, assim seguimos até o asfalto, saindo no pé da serra de Itabirito.

Cabe salientar que foi muito gratificante a companhia do casal Eduardo e Bia, sempre animados, e topando qualquer lugar e a BIA toda hora comentando: temos que fazer isto mais, e já planejando rotas futuras, Serra do Cipó, Canastra, Tiradentes, Carrancas, Cachoeiras, etc...

Viajar com motos de mesma potência torna a viagem mais prazerosa, e o meu estilo de andar e do Du são muito parecidos - sempre valorizando a segurança, o limite dos garupeiros e contemplando o visual.

Chegamos à cidade de Itabirito e o Du me convidou para visitarmos o sítio do tio na cidade, atravessamos a cidade e ao chegar la tive mais uma grata surpresa, pois já o conhecia da infância. Covardia foi ele abrir uma Skol mofada de gelada e eu só poder ficar olhando, mas comi um torresmo que acabará de ficar pronto - conversamos um pouco, e seguimos destino para a CIDADE de Glaura.



a CIDADE DE GLAURA, surgiu por volta do séc. XVIII, no auge da exploração do ouro. Era refúgio dos grandes senhores que tinham o antigo arraial como ponto de divisão entre Vila Rica e São João del-Rei
Glaura é chamada também de Casa Branca, situada a 26 Km de Ouro Preto. É um dos mais antigos distritos. Sendo ponto fundamental de passagem dos bandeirantes. Uma prova deste fato é um chafariz histórico de Dom Rodrigo local em que foi construída uma fonte de água em 1782 por ordem do então governador e capitão mor da região, Dom Rodrigo de Menezes. Em suas estradas ocorreram disputas por causa da posse das terras mineiras, as chamadas Guerra dos Emboabas. O distrito produz frutas durante todo o ano e os doces caseiros são de boa qualidade. Fonte: Wikipédia
Glaura possui um Pólo Cultural e uma Matriz de Santo Antonio, a qual as namoradas nunca deixam de parar para uma oração e ver se o Santo dá uma ajudinha para que os moços da estrada em duas rodas acabam oferecendo uma linda aliança...rs
Atualmente a matriz ainda guarda belos altares talhados a ouro, mas as reformas sucessivas já retiraram parte da arquitetura barroca do templo.

Erramos a entrada da CIDADE DE GLAURA e acabamos subindo a serra em uns 5 Km  chegando na portaria de uma mineração. Erro que foi bom, pois avistamos toda a região lá de cima.

Descemos até o inicio da Estrada para a CIDADE DE GLAURA e é uma estrada estreita que margeia fazendas, sítios, pousadas rurais e lindas casas de campo, destacando a imponente “POUSADA Encanto de Glaura”. Chegamos à cidade às 12h00min e procuramos um local para almoçarmos e não havia ou não sabiam informar. Paramos para tomar uma coca cola geladassa e as patroas já foram chegando e se enturmando com o pessoal. 

Bia já chegou e brincou com um bebê de quatro meses e frente ao sorriso recebido já tomou o neném do colo da mãe e Andréa neste momento ajeitando duas crianças que estavam cai não cai da cadeira do lado, entornando batata frita, derramando coca cola – tava uma beleza...rs  tiramos fotos e seguimos 8 km por asfalto para Cachoeira do Campo para almoçarmos no restaurante/pesque e pague Tripuí.

Há uma estrada de terra que vai da CIDADE DE GLAURA até São Bartolomeu e posteriormente Ouro Preto e nos falaram que é uma estrada ótima – mas tínhamos compromissos em Belo Horizonte, assim retornamos pelo asfalto e deixamos este trajeto pro próximo passeio.

Espero sempre poder contar com o Du e a Bia como companheiros de viagens e já estamos preparando a ida para Paraty no Rio de Janeiro para este mês ainda ou fevereiro, passando por estradas do interior de Minas Gerais.

As motos se comportaram como deveriam e foram feitas.

No próximo Fim de semana espero já estar com a nova bolha instalada e as almofadas que andava na Sahara, pois cheguei um caco, quase não conseguindo descer da moto – um amigo fisioterapeuta acredita que estou montando errado na XRE, forçando o Cox.  

Pro próximo sábado iremos para região da  Serra do Cipó, pois só poderei sair ao meio dia, após a patroa sair do serviço.

Iremos para a cidade de Lapinha da Serra em Santana do Riacho e acampar no Camping das Bromélias – que possui até o serviço de aluguel de barracas, chuveiro quente e café da manhã.
Site Guia da Lapinha
http://www.lapinhadaserra.com.br/index.html
Site da área de camping
“Uma grande área gramada, um pedaço de cerrado, bromélias, flores, um amplo visual do Pico da Lapinha, este é o cenário aonde se insere o Camping das Bromélias. Situado bem perto da praça, mas com muita privacidade, oferece uma opção de acampamento sossegado”.